DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEL

GUIA PRÁTICO PARA DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEL NA ZELO

Siga nosso passo-a-passo com 3 etapas para notificar a desocupação, baixar o checklist que te auxiliará e agendar a vistoria.

QUERO DESOCUPAR
Chegou o momento de desocupar o imóvel?

Mudanças são momentos especiais na vida, repletos de busca, desejos e ansiedades. É a hora de novos encontros e de sonhar com novas histórias. Entendemos que dúvidas podem surgir, e por isso, queremos compartilhar nosso passo-a-passo e nosso checklist para facilitar esse processo. Estamos aqui para auxiliá-lo em tudo que precisar. Entre em contato sempre que necessário!

ETAPA 1.0 – VERIFICAÇÃO

ETAPA 1.0 – VERIFICAÇÃO

1.1 - O que fazer primeiro?

Antes de Tudo…

Verifique atentamente o seu contrato de locação, eventuais adendos e vistorias, para relembrar os compromissos assumidos e não esquecer de nenhum detalhe!!!

1.2 - Aviso Prévio ou Multa Rescisória?

Nada de Surpresas!

Em seu contrato de locação estão registradas todas as orientações necessárias para essa questão.
Habitualmente, os contratos de locação reiteram o que diz a lei 8245/91:

  • Se o contrato de locação ainda estiver em vigência antes dos 12 meses, será devido então, o pagamento da multa compensatória prevista em contrato;
  • No entanto, se ja foi cumprido o prazo de 12 meses, a locação , é necessário registrar formalmente, com 30 (trinta) dias de antecedência minima, sua intenção e o motivo em devolver o imóvel;

Mas atenção:

Eventualmente seu contrato pode prever situações diferenciadas e são elas que você deve observar a seguir.

ETAPA 2.0 – NOTIFICAÇÃO E ENVIOS DE DOCUMENTOS

ETAPA 2.0 – NOTIFICAÇÃO E ENVIOS DE DOCUMENTOS

2.1 - Notificação de desocupação

Notifique-nos sobre a desocupação

Em primeiro lugar vem o aviso prévio. Preparando o locador para a sua saída e a consequente perda daquela renda de aluguel, é necessário dar um aviso de desocupação de imóvel com pelo menos 30 dias de antecedência. Essa obrigação é prevista na Lei do Inquilinato.

Para notificar a desocupação, clique no botão abaixo, é rápido e fácil

2.2 - Enviar cópias de contas de Condomínio e CND, água e gás

Após realizada a notificação, já encaminhe uma cópia da sua conta de Condomínio, se houver, para facilitar seus procedimentos finais e adiantarmos as consultas e cálculos. E as últimas cópias da sua conta de gás e água se houver. 

Todas as cópias devem ser encaminhadas para o e-mail: desocupacao@zeloimoveis.com

Depois do aviso de desocupação, será enviado um boleto referente ao aviso prévio (se for o caso) do aluguel, condomínio e IPTU proporcionais. O boleto será enviado via e-mail com vencimento até 10 dias após o aviso.

Obs.: Se você pagou esses encargos em boleto, juntamente com os aluguéis, fique tranquilo pois todos esses comprovantes já estarão com a Zelo

2.3 - Atualizar dados cadastrais

Atualize as suas informações cadastrais e de seu fiador (endereços, telefones e e-mail’s), para que fique fácil entrar em contato com você e agilize o procedimento.

2.4 - Pré Vistoria

Prazo o Aviso Prévio 30 dias

Caso haja multa, não há necessidade de cumprir o aviso; as cobranças se encerram na entrega das chaves.

Importante: A pré vistoria não tem nenhum custo. A empresa Descomplique é terceirizada e parceira da Zelo, ela vai te orientar sobre todos os reparos que você precisa fazer.

Próximos passos:

– Agendamento da Pré Vistoria:

Agende a pré vistoria do imóvel através do seguinte link:

Quero agendar minha pré vistoria

 

ETAPA 3.0 – CUIDADOS COM O IMÓVEL

ETAPA 3.0 – CUIDADOS COM O IMÓVEL

3.1 - Cuidados com o estado de conservação do imóvel

Fique atento ao estado de conservação do imóvel!

Em caso de aparelhos de ar condicionado, aquecedor de gás e ou portão eletrônico os mesmos devem ser revisados (higienização e ou lubrificação) a cada 12 meses. Isso faz parte do conservação do imóvel.

Veja se tudo está em bom funcionamento, considerando sempre a vistoria inicial, abonos concedidos para benfeitorias e realize os reparos e consertos necessários, antes de efetuar a devolução das chaves.

Se sua vistoria foi realizada em formato digital
Você pode acessá-la aqui pelo App Owli, utilizando seu e-mail cadastrado

 

A remoção de pertences, o descarte de lixo, a limpeza geral no imóvel, a verificação da calçada, a remoção de eventuais placas e luminosos (para os imóveis comerciais), são itens que devem ser observados.

Tudo precisa estar em ordem, para evitar que você pague aluguel com o imóvel já desocupado!

3.2 - Pintura das paredes

Quando é preciso pintar o imóvel?

Dúvida muito comum na hora da desocupação. veja abaixo quando é necessário fazer a pintura das paredes do imóvel
  • Pintura Nova Se você recebeu o imóvel com pintura nova;

  • Bonificacao Se você recebeu bonificações para pintá-lo;
  • Danificada  Se a pintura está danificada além do desgaste natural;
  • Mudou algo do padrão original  Se você mudou o padrão original.

Você precisa pintar o imóvel, utilizando o mesmo tipo de tinta e cores aplicadas na época! (Salvo outros ajustes formalizados entre as partes)

ETAPA 4.0 – VISTORIA DO IMÓVEL

ETAPA 4.0 – VISTORIA DO IMÓVEL

Atenção:

A Etapa 4.0 deve ser feita com pelo menos 10 dias antes da data final de desocupação, então pode ser que você precise retornar a essa página, por isso é importante que você salve essa página nos seus favoritos ou baixe nosso checklist no final da página

4.1 - Agendando a vistoria do imóvel

(Com no mínimo 10 dias de antecedência da data final de desocupação do imóvel)

Após todas as etapas anteriores estarem cumpridas e verificadas vamos para a etapa final, a primeira coisa a se fazer é agendar a vistoria, que deve ser agendada com pelo menos 10 dias de antecedência da data final de desocupação

Mas atenção:

Não desligue a energia junto a CPFL para não comprometer a vistoria. O Desligue será realizados após a entrega das chaves.

Para agendar a vistoria, clique no botão abaixo

4.2 - O que levar no dia da vistoria

Não esqueça de levar

Verifique quais documentos abaixo se encaixam à sua locação e entregues-os juntamente com as chaves, na data agendada:

    • check Última conta de luz, gás e água, se eventualmente não foram enviadas no início do processo

Na data e horário agendados, preferencialmente você ou seu fiador(es) deverá(ão) comparecer para efetivar o encerramento, ou ainda, algum representante munido de uma das procurações já mencionadas.

Todos os pertences do imóvel, tais como: chaves, controles remoto, cartões de garagem e de carrinho de supermercado, chave da caixa de correio, etc., entregues no início da locação, deverão ser devolvidos em bom estado de conservação e funcionamento.
 
A Vistoria Final será realizada para apuração de eventuais avarias ou danos

ETAPA 5.0 – PÓS VISTORIA

ETAPA 5.0 – PÓS VISTORIA

5.1 - Luz, água e gás

Após vistoria realizada e todos os itens do imóvel testados, nós faremos o encerramento do abastecimento bem como a  troca de titularidade das contas para o proprietário  junto às Concessionárias.

5.2 - Acerto final e avarias

Aluguel e encargos serão devidos até a data da efetiva Devolução das Chaves e serão cobrados através de boleto bancário.

Será de responsabilidade do locatário o pagamento do conserto de eventuais avarias apuradas, bem como o aluguel e encargos do período que for necessário para que tais reformas e/ou consertos sejam finalizados.
 
Caso seja necessário realizar algum reparo de sua responsabilidade, será realizado 03 orçamentos e cobrado o de menor valor somado a uma multa de 40%,  além dos dias necessários para execução dos reparos.
A multa é referente aos orçamentos, acompanhamento e vistoria final junto ao prestador de serviço.

5.3 - Resgate das garantias

A liberação da garantia da locação, em especial, a Caução ou Título de Capitalização, será efetuada somente mediante quitação ou abatimento de todos os débitos de aluguéis, encargos e avarias e dentro dos prazos e regras da Cia. de Seguros.

 

Checklist da devolução do Imóvel
Confira abaixo os itens necessários para você devolver o imóvel com tranquilidade e segurança:
• Verificar contrato de locação;
• Checar se trata-se de aviso prévio ou multa rescisória;
• Enviar por e-mail as contas de luz e se, se houver, gás e água;
• Deixar o imóvel em ordem;
• Providenciar pintura;
• Agendar data para desocupação;
• Entrega de Documentos;
• Devolução das Chaves;
• Resgate de Garantias;

Foi um prazer tê-lo(a) como nosso(a) cliente e obrigado por permitir que nossa empresa fizesse parte de um pedacinho da sua história. A equipe Zelo Imóveis agradece pela preferência!

 

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